Workshops e Conversas

Workshop Plasticus maritimus por Ana Pêgo

24 de Novembro, Escola Básica 2,3 Santo Onofre, Caldas da Rainha​

O nosso projeto “Nem tudo o que vem à rede é… Fixe” levou a bióloga marinha Ana Pêgo à Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, para apresentar o seu Plasticus maritimus e realizar um workshop com a participação de muitos alunos interessados em transformar o lixo marinho em objetos artísticos. 🌊🔎🥤🎈
 
 
Biografia Ana Pêgo
Teve a sorte de morar mesmo ao lado da praia. Foi ali que aprendeu a gostar do mar. Estudou Biologia Marinha e Pescas e trabalhou vários anos em projectos de investigação na universidade do Algarve e no Laboratório marítimo da Guia em Cascais.
 
Desde 2012 tem-se dedicado sobretudo a projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos, nomeadamente para o problema dos resíduos de plástico.
 
Foi neste contexto que em 2015 criou o projeto Plasticus maritimus no âmbito do qual tem realizado oficinas, formações e exposições por todo o país e no estrangeiro.
 
Em 2018, com Isabel Minhós Martins, escreveu o livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” que é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e está editado em 10 idiomas.
 
2020 foi um ano de reconhecimento do seu trabalho: recebeu o 3º lugar do prémio Terre de Femmes 2020 da Fundação Yves Rocher; recebeu o Prémio Quercus 2020, categoria individual e foi nomeada para o prémio Activa, mulheres inspiradoras 2020. O livro também tem recebido vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.
 
 

Apoios institucionais