“Nem tudo o que vem à rede é… Fixe”é um projeto de educação ambiental promovido pela Associação ‘Bora Ambientar. Tem como principal público-alvo a geração jovem que, no futuro próximo, terá que enfrentar as graves consequências ambientais resultantes da poluição dos ecossistemas marinhos.
Em plena Década dos Oceanos, proclamada pela ONU para o período 2021-2030, este projeto inspira-se na expressão popular “nem tudo o que vem à rede é peixe”, substituindo a palavra “peixe” por “fixe”, pela semelhança fonética com a expressão inglesa “fish”, o que permite obter o duplo sentido de “nem tudo o que existe nos oceanos é peixe” e “nem tudo o que existe nos oceanos é positivo”.
Este projeto tem como objetivo incentivar a mudança de comportamentos, no sentido de promover:
uma menor utilização de plásticos descartáveis;
uma maior taxa de reciclagem em ambiente escolar;
uma maior consciencialização para o problema do lixo marinho.
Para tal, propõe desenvolver um conjunto de atividades que têm como ponto de partida o envolvimento de vários estabelecimentos de ensino público a nível nacional, incidindo nas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
O projeto “Nem tudo o que vem à rede é… Fixe” conta com o apoio do Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.