Instalação de redes de pesca fantasma nas escolas

O projeto tem como conceito principal a instalação de redes de pesca fantasma em instituições de ensino. Estas redes ficarão instaladas num espaço comum da escola frequentado por alunos, professores e funcionários, que nelas depositarão embalagens de plástico e metal indevidamente abandonadas no espaço escolar. As redes servirão também para depositar resíduos destas tipologias recolhidos em ações de limpeza de praias, previstas no projeto.

Periodicamente, os resíduos “pescados” pelas redes serão pesados, por forma a recolher dados estatísticos relevantes a usar na comunicação do projeto. Através da parceria com as entidades gestoras de RSU na área geográfica de cada escola, os resíduos depositados serão posteriormente recolhidos e encaminhados para triagem e reciclagem, assegurando a sua integração na economia circular. O objetivo é ajustar contas com o lixo e perceber quantos quilos de plástico deixaram de ir parar às ribeiras, rios e, finalmente, ao oceano.

Workshops e conversas “Nem tudo o que vem à conversa é... Fixe”

O projeto vai promover conversas e workshops presenciais, convidando biólogos, ecologistas, investigadores dos diversos Centros do Mar ligados às Universidades portuguesas, mas também pescadores, para irem às escolas participantes e relatarem experiências relacionadas com o lixo marinho. Estas conversas e encontros vão, na sua maioria, ser dirigidas aos alunos, mas também serão programadas sessões de formação para professores e funcionários das escolas.

Estes encontros vão estrear em novembro de 2022 por ocasião da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), na Escola Básica de Manhente (Barcelos), estabelecimento de ensino que, no ano letivo 2018/19, instalou uma rede gigante que cobria todo o átrio interior, e que “pescou” o lixo que os alunos, funcionários e professores encontraram no espaço da escola. Foi esta instalação pioneira que inspirou este projeto.

Série “Nem tudo o que vem à rede é... Fixe” na SIC K

Produção de uma série para televisão que adotará o nome do projeto “Nem tudo o que vem à rede é… Fixe”, a exibir na SIC K. Consistirá em episódios apresentados por alunos das escolas participantes, num formato inspirado no conteúdo ‘Bora Ambientar, já emitido pela SIC K anteriormente, abordando vários temas ambientais. Os conteúdos ficarão também disponíveis nas redes sociais e canais online do projeto.

Ações de limpeza de praia “Férias pelo Planeta são... Fixes”

Nos períodos das férias escolares (Natal, Carnaval e Páscoa), serão organizadas, com o apoio das Autarquias locais, ações de limpeza de praias, contando com a participação de alunos das 20 escolas em regime de voluntariado ativo. A parcela do lixo recolhido que corresponde a embalagens de plástico e metal vai ser posteriormente colocada nas redes de pesca instaladas nas escolas e a outra parte vai servir de matéria-prima para os trabalhos artísticos a produzir pelos alunos, para integrarem a exposição itinerante “Exponha aqui o seu peixinho”.

Exposição itinerante “Exponha aqui o seu peixinho”

Será organizada uma exposição de arte com lixo marinho sob o lema “Exponha aqui o seu peixinho”. A mesma integrará trabalhos e instalações de reconhecidos “artivistas”, ou seja, artistas que do lixo fazem arte. As restantes obras artísticas serão selecionadas de entre os trabalhos produzidos pelos alunos das diversas escolas, a partir do lixo recolhido nas ações de limpeza de praia. No período das férias de verão, a exposição poderá ser proposta às Autarquias do país, para ser exibida ao público em geral.

Apoios institucionais