Ação de Formação de Curta Duração para Professores

O Ar que Respiramos, com Francisco Ferreira e Susana Marta Almeida

A Associação ‘Bora Ambientar convida todos os docentes a inscreverem-se na Ação de Formação de Curta Duração para Professores “O Ar Que Respiramos”, que decorrerá em duas sessões de 1h30 cada, em formato webinar.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória através do link https://novafoco.cfae.pt/formando/oferta-formativa.

(é necessário fazer o registo prévio na plataforma)

Monitorização rotativa da qualidade do ar à entrada das escolas

Será instalada em cada escola, durante 3 a 4 semanas, 1 estação profissional de monitorização de qualidade do ar Kunak Air, equipamento preciso e certificado, será colocada junto ao portão. Permitirá medir com rigor científico e em tempo real (numa base diária), a concentração de poluentes atmosféricos relevantes – partículas em suspensão PM1, PM2.5, PM10), dióxido de azoto (NO2) e ozono troposférico (O3) – nas áreas envolventes das escolas, associados ao tráfego rodoviário e a outras fontes poluentes. Entre Novembro de 2025 e Junho 2026, o projeto terá 2 estações no terreno a circular de forma rotativa pelas escolas participantes. Os dados monitorizados poderão ser consultados a partir da plataforma digital ou aplicação móvel Kunak Cloud. A análise dos dados recolhidos será feita pelo CENSE (Centro de Investigação de Ambiente e Sustentabilidade (NOVA FCT) / NOVA.ID).

Oferta de uma estação meteorológica da Bresser às escolas

Será oferecida a cada uma das escolas uma Estação Meteorológica 7 in 1 Air-Mon GEN II BRESSER, equipada com monitor digital, que permite monitorizar 7 indicadores: temperatura externa, humidade, velocidade do vento, direção do vento, quantidade de precipitação, nível de UV, intensidade da luz. Estas estações indicam também o IQAr (Índice de Qualidade do Ar) local, a partir dos dados das estações de proximidade, relativos a 6 poluentes atmosféricos (PM2,5, PM10, NO2, SO2, O3, CO). A estação Bresser está equipada com Wi-Fi. Os dados podem ser consultados a partir do tablet fornecido com o equipamento e também remotamente através da aplicação ProWeatherLive.

Ações de Formação de Curta Duração para docentes

Serão realizadas várias Ações de Formação de Curta Duração (ACD) para docentes, acreditadas, em formato online.

Será ainda elaborado e disponibilizado um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) para facilitar a integração dos conteúdos do projeto nas práticas curriculares das disciplinas.

Mini-série de 5 episódios ‘Bora Ambientar apresentada por alunos

Vamos desafiar os alunos do 8º, 9º e 10º ano das escolas participantes a protagonizar 5 novos episódios da série ‘Bora AmbientarOs alunos deverão escrever os seus guiões e gravar um vídeo com a apresentação dos mesmos, sobre as temáticas poluição atmosférica, alterações climáticas e mobilidade sustentável. A escrita dos guiões deverá ser realizada em aula com a orientação dos professores de Ciências Naturais, Geografia e Português, e revisão da equipa do projeto. A seleção dos apresentadores será feita através do contacto com os alunos nas escolas e orientada pelos docentes. A gravação dos 5 vídeos finais será feita nos espaços das escolas, e os mesmos serão divulgados no canal Youtube e nas redes sociais da Associação.

Questionário aos alunos sobre mobilidade e qualidade do ar

Os alunos das escolas participantes serão convidados a preencher um questionário anónimo (online) no início e no fim do projeto (Junho 2026), sobre os seus hábitos diários de mobilidade casa-escola-casa e também breves questões sobre poluição atmosférica.

  • EB de Freixo, Ponte de Lima
  • EB 2,3 Manhente, Barcelos
  • EB 2/3 Pevidém, Guimarães
  • EB Gil Vicente, Guimarães
  • EB 2,3 de Aver o Mar, Póvoa de Varzim
  • ES António Sérgio, Vila Nova de Gaia
  • ES da Gafanha da Nazaré, Ílhavo
  • EBI Santo Onofre, Caldas da Rainha
  • ES Ferreira Dias, Sintra
  • EB 1,2,3 Pedro de Santarém, Lisboa
  • EBS Josefa de Óbidos, Lisboa
  • EBS Passos Manuel, Lisboa
  • EBI Maria do Carmo Serrote, Sesimbra
Este é o número de vezes que respiramos por dia
0

O projeto Respirar Fundo tem como objetivo contribuir para a redução da poluição atmosférica
nas áreas envolventes escolares em Portugal.

A Resolução da ONU de 28 de julho de 2022 declarou o ambiente saudável e sustentável como um direito humano, mas a quase totalidade da população mundial (99%) respira ar cujos poluentes excedem os limites de poluição da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Partindo desta premissa, o projeto “Respirar Fundo” assume-se como uma iniciativa-piloto de ciência cidadã e sensibilização ambiental. Pretende dar resposta à falta de conhecimento sobre o ar que se respira nas áreas envolventes das escolas em Portugal e esclarecer os pontos de contacto entre a poluição atmosférica e as alterações climáticas, tanto nas suas origens como nas soluções.

Propõe como principal abordagem a monitorização da qualidade do ar em 13 escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário em Portugal Continental durante o ano letivo 2025/2026. Será monitorizada a concentração de partículas em suspensão (PM2.5 e PM10) e dos gases NO2 (dióxido de azoto) e O3 (ozono troposférico). Em complemento, serão produzidos diversos conteúdos pedagógicos e sessões informativas com o envolvimento direto dos estudantes e dos docentes das escolas participantes.

Parceiro científico

O CENSE – Centro de Investigação de Ambiente e Sustentabilidade (NOVA FCT) / NOVA.ID participa no projeto enquanto organização associada, sendo responsável pela análise dos dados recolhidos pelos sensores instalados nas escolas participantes.